quarta-feira, 27 de abril de 2011

" CONHECENDO NOSSAS RIQUEZAS"




Uma das ações desenvolvida em nossa U. Escolar foi a visita ao Campus da UFT, levamos nossos alunos do 9º ano para conhecer todo espaço e cursos oferecidos pela universidade. Os mesmos foram atendidos pelos professores e acadêmicos com muita atenção e carinho. Aprendemos um pouco de tudo que a UFT oferece, e um dos lugares mais apreciado pelos alunos foi o laboratório científico, cujo é o mais equipado do estado de Tocantins.

SOLETRANDO


Um grande avanço e destaque para a nossa escola foi a participação no "SOLETRANDO ESTADUAL", ficamos felizes pelo empenho de nossos alunos, nos classificamos entre as oito escolas finalistas no concurso de soletração. Parabéns à toda equipe escolar e ao PROGRAMA COOPERJOVEM e SEMEEJ que contribuÍram com este destaque estadual!!!!!
Parabéns para os alunos LUCAS BARROS e LUARA MÁXIMO pelo destaque alcançado!!!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia "D" da leitura dos alunos da 1ª fase do Ensino Fundamental



No dia 25/03/11 realizou-se o dia "D" da leitura dos alunos da 1ª fase (do Programa Circuito Campeão); utilizando-se fantoches além de livros infantis, cartazes, etc. Visto que desta vez os fantoches deram uma inovada no processo da leitura; permitindo que os alunos através de manipulações, pudessem apreciar melhor a história, melhorar a oralidade, a criatividade e a interpretação; e demonstrar os sentimentos, as emoções e os valores inseridos na história e em seus personagens.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto interdisciplinar e multidisciplinar do coordenador do LABIN (Josiel) sobre o bullyng


Partindo da afirmativa de que o bullyng é um fenômeno que acontece em qualquer contexto social onde seres humanos se interagem; da necessidade de: se aplicar a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, trabalhar temas transversais, inserir as mídias e tecnologias no processo ensino-aprendizagem de forma integrada com a prática pedagógica; do fato do bulling incidir com maior frequência nas escolas (percentual de 70%); e que ao mesmo tempo, as escolas se encarregam de atividades educacionais; viu-se a necessidade de se trabalhar a pedagogia de projetos com a elaboração e implementação deste no processo ensino-aprendizagem. Para que se possa melhorar o envolvimento e a harmonia entre todos os atores escolares (gestão, equipe pedagógica e administrativa, professores, alunos e pais), combater e evitar o bullyng no contexto escolar, na comunidade local e buscar mais qualidade para o ensino. Os alunos envolvidos no projeto são os do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os da Educação de jovens e Adultos (EJA).
Ações do projeto:
Ação 1: palestra informativa, de discussão, socialização e conscientização sobre o tema para pais, alunos e todos os servidores da escola.
Ação 2: todos os professores das disciplinas envolvidas desenvolverem atividades no processo ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar e multidisciplinar.
Ação 3: montagem de um mural informativo/educativo com texto e imagem sobre o assunto.
Ação 4: montagem e apresentação de uma peça teatral.
Ação 5: produção e apresentação de vídeo.

Veja o vídeo abaixo sobre o bullyng.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rádio escolar "Rezendinho"

A Escola Gilberto Rezende R. Filho é a 1ª da Rede Municipal de Ensino de Gurupi To a implantar sua rádio escolar. Uma mídia de comunicação de massa muito poderosa capaz de informar, entreter, interagir, favorecer o protagonismo juvenil, melhorar o espaço de convivência escolar por aproximar melhor a relação entre a Escola, o aluno e a comunidade, e de democratizar o conhecimento de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Onde agora os educadores têm a oportunidade de utilizarem este veículo integradamente com suas práticas pedagógicas fazendo a inclusão de mais uma linguagem (radiofônica) no processo ensino-aprendizagem, promovendo melhor a concretização do ensino. Podendo melhorar suas condições de trabalho, dinamizar e inovar suas aulas através de debates, entrevistas, teatro (assim como a radionovela), gincanas, divulgação de notícias e eventos, atividades musicais (paródias, etc.), dedicação de mensagem, organização de atividades, etc. Assim como também os educandos poderão estar mostrando suas capacidades criativas, seus talentos, desenvolverem suas habilidades do trabalho em equipe, etc.
Professor/coord. LABIN: Josiel

Veja o vídeo abaixo muito importante sobre a rádio escolar.